“Projeto 12 de Outubro” apresenta registros inéditos do Rap Nacional
Postado por Elaine Mafra em 23 de novembro de 2010 ás 12:50O envolvimento de Sophia, ex-empresária do 509-E, com a comunidade do Guacuri começou quando ela ainda era voluntária no Carandiru. Lá, conheceu Tico, um dos líderes do Pavilhão 7. “Tico sempre me pediu que quando saísse para a rua, o ajudasse a realizar um show em sua quebrada – Jardim Guacuri. Sempre me coloquei à disposição e foi exatamente isso que aconteceu”. Em 2003 foi realizado o primeiro evento, desde então não parou mais. Todos os anos, o Jardim Guacuri é marcado por uma grande festa no mês de outubro. Tico já faleceu, mesmo assim o sonho dele é mantido vivo a cada ano.
O “Projeto 12 de Outubro – Hip-Hop pela Paz” é uma resgate não só da festa do Dia das Crianças, mas também da história do rap nacional. Neste vídeo é possível conferir um show da Família RZO, ainda com Negra Li e a eterna rainha do rap, Dina Di. Tem também Mv Bill, Racionais MC’s, 509-E, Thaíde, Quadrilha Sinfônica, Trilha Sonora do Gueto, Difunção, Rappin Hood, Detentos do Rap, Alvos da Lei, Rosana Bronk’s, Negredo, Nego Chic e os Guerreiros.
A arrecadação feita com a venda do DVD será destinada a próxima festa do Dia das Crianças. A cada ano são distribuídos mais de seis mil brinquedos e o público médio de cada edição do evento é de 15 a 20 mil pessoas.
Para você conhecer um pouco mais sobre esta iniciativa, o Portal Rap Nacional bateu um papo com Sophia, que é uma das idealizadoras.
Sophia: Desde 2003, a cada ano eu registrava os shows. Uma hora me dei conta que aquele material ia aumentando e teria que dar algum destino. Pensei em editar, assim poderíamos divulgar a comunidade Jardim Guacuri e também a iniciativa do amigo Tico.
P.R.N.: Gravar, editar e lançar um DVD sem nenhum tipo de patrocínio é bem complicado. O que vocês fizeram para superar essa limitação?
Sophia: Sim, é bem complicado, mas todos que se envolvem neste Projeto sabem que é por uma causa maior. Porém, corremos o risco do resultado ficar mais precário. Também tenho que conseguir parceiros que segurem essa barra, de trabalhar sem patrocínio. Foi o caso do Lucas Braga Bordon (edição e roteiro) que trabalhou durante 6 meses sem nada receber. Mas não poderia ser outra pessoa, já que estava muito próximo e conhece muito de rap.
Sophia: Sim, continuamos. Acredito que possa existir mais pra frente, talvez quando a festa completar 10 anos.
Sophia: Ouvia Racionais, colocava Mágico de Oz e Jorge da Capadócia para os meus filhos ouvirem. Na época eles eram pequenos, porém sabia que ao ouvirem teriam uma maior consciência da nossa realidade. A linguagem do rap me dizia muito. Naquela época eu já trabalhava com presos, uma população pra lá de excluída. E aquela minha atitude tinha uma razão…
Sophia: Muito cedo pra dizer qualquer coisa…vamos aguardar.
Sophia: Infelizmente foi a morte do parceiro Tico, que foi brutalmente assassinado….uma perda sem tamanho para a comunidade, que apesar da tristeza deu continuidade com coragem e determinação ao Projeto.
Sophia: O DVD Projeto 12 de Outubro é o resultado da união de vários parceiros que a todo ano se juntam pela mesma causa: levar um pouco de alegria às crianças do Jardim Guacuri no mês que as homenageia. A cada ano sabemos que temos que vencer mais um desafio, mas com certeza vale muito a pena, é só ver a alegria das crianças ao receberem seus brinquedos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário